Histórico da Escola

Até 1974 na localidade de Barra do Rio da Prata havia duas escolas, sendo uma pertencendo ao município de Itaiópolis e a outra ao município de Ibirama. A primeira possuía duas salas de aula e as professoras regentes eram Maria Titui da Silva Montibeller e Florentina Effting. A segunda possuía uma sala de aula e a professora regente era Laura Beninca, ambas com ensino de 1ª a 4ª séries.
Em 1975 houve a fusão de ambas as escolas sendo desmanchadas as duas e construída em alvenaria 03 salas de aula, sanitários masculino e feminino, secretaria, sala de educação física, área coberta e cozinha, no local onde havia a escola pertencente a Ibirama.
Em 1976 através do Decreto nº 312 de 23 de março, houve a transformação da Escola Isolada Barra do Rio da Prata do município de Ibirama em Escola Básica “Dom Pedro I”, determinando o funcionamento da 5ª série, sendo indicada como diretora a professora Daurea Pamplona Cardozo.
Em 1977, através do Decreto 4295 houve autorização para o funcionamento da 6ª série.
Em 1978, através do Decreto nº 4494, houve autorização para funcionamento de 7ª e 8ª séries.
Em 1986 foi construída a 1ª quadra de esportes com recursos da prefeitura municipal de Ibirama.
Em 26 de abril de 1989 houve a emancipação do município de Vitor Meireles, sendo em seguida criado o distrito de Barra da Prata.
A partir de 2002 houve atendimento com o Ensino Médio, através de uma extensão da Escola de Ensino Básico Victor Meirelles, sendo oferecido o respectivo curso no turno noturno para os alunos que concluíam o Ensino Fundamental.
Em 2006 foi encaminhado o processo de implantação do Ensino Médio sendo aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.
Neste ano de 2007, houve consentimento favorável para a implantação definitiva do referido curso através do Parecer 004 de 13 de fevereiro de 2007.
Esta unidade escolar atende alunos pertencentes a este distrito, além das comunidades de Prata do Meio, Rio Bruno, Alto Rio Bruno, Barra do Rio Denecke, Rio Denecke I, Rio das Frutas, Rio Denecke II e Rio dos Cedros, do município de Vitor Meireles; Ponte Parolim, Baía do Itajaí, Nova Esperança, do município de Itaiópolis.
Em 2007 a Escola de Ensino Básico “Dom Pedro I” apresenta o seguinte quadro: 167 alunos no Ensino fundamental e 48 no Ensino Médio. Na área de recursos humanos conta com: 13 professores e 02 serventes.
A escola está sob a direção do professor Orlando Borguesan tendo como secretário o professor João Vendrami, funcionando em três turnos: matutino, vespertino e noturno, atendendo as áreas I, II e III.
Em 2012 a Escola de Educação Básica “Dom Pedro I” apresenta o seguinte quadro: 112 alunos no Ensino fundamental e Ensino Médio. Na área de recursos humanos conta com: 10 professores e 03 serventes, sendo que destes, 2 professores e 1 servente são da rede municipal.
A escola está sob a direção da professora Roseli Rengel Salvador, funcionando em três turnos: matutino, vespertino e noturno, atendendo as áreas I, II e III.
Neste ano de 2012 houve o processo de municipalização da escola, que passou a se chamar Escola Municipal Barra da Prata que atende os alunos que freqüentam as primeiras series do ensino fundamental (1º ao 5º ano), no mesmo prédio que pertence ao estado.
A escola sempre teve como princípio básico a formação intelectual do aluno através do conhecimento científico, reconhecendo sua diversidade cultural oportunizando o reconhecimento dos problemas sociais e a valorização do ser humano, o investimento nas
relações sociais, pois é na relação com o outro que o sujeito desenvolve seu senso crítico e a capacidade de inserir-se no meio social e interagir nele. Por essa razão a escola adotou a seguinte filosofia: “Cumprir a função de socialização e construção do conhecimento, visando a formação de um cidadão consciente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário